Aprender a jogar

APRENDER AS REGRAS

O primeiro passo consiste em compreender as regras do jogo, assim como alguns princípios tácticos e estratégicos. O Go é um jogo de regras incrivelmente simples, e bastam alguns minutos para as conhecer.

Aprenda Go de forma interactiva (Português) – Um tutorial muito intuitivo e completo para principiantes. Absolutamente recomendado!

Introdução ao Go pela IGS (Inglês) – Aprenda as regras básicas de forma apelativa e jogue Online

Introdução ao Go pela Kiseido (Inglês) – Aprenda as regras básicas e jogue Online

Introdução ao Go pela Sensei’s Library (Inglês) – Tudo sobre o Go

JOGAR

O segundo passo é por em prática as regras aprendidas – jogando!

O ideal é encontrar-se com algum jogador que possa jogar consigo. Procure um encontro perto de si.

Caso não seja possível, jogue contra o computador o máximo de partidas possível. Comece num tabuleiro 9×9 contra o Igowin, por exemplo, e chegue ao nível 14 kyu. Depois evolua para tabuleiros 13×13 e mais tarde para 19×19. Recomenda-se que consulte de vez enquando as regras do jogo de forma a dominá-las.

Pode ainda jogar contra outros jogadores em servidores de Go.

EVOLUIR

Aprender as regras é rápido e simples, mas essa simplicidade esconde uma fascinante complexidade que só se dominaria verdadeiramente com uma vida inteira de estudo.

Até onde é possível evoluir no jogo de Go depende de cada um. Muitos jogadores aspiram chegar a Shodan (1 dan), um nível similar a cinturão preto de artes marciais. Este tutorial poderá ser bastante útil para quem não tenha contacto com outros jogadores de Go e queira evoluir.

1º PassoJogue pela Internet: Quando estiver preparado, experimente jogar contra um adversário humano num dos vários servidores de Go.

2º PassoJogue pessoalmente: Jogar pela Internet tem as suas vantagens, mas não há nada que substitua jogar frente-a-frente: o som das pedras a tocar no tabuleiro, o suor do adversário, a tensão que o jogo ganha… Procure um encontro perto de si ou envie um email para a Mailing List da APGo e pergunte se algum jogador mora perto de si.

3º PassoJogue em torneios: Os Torneios Nacionais são abertos a todos os jogadores e normalmente são realizados dois torneios anuais. Tenha atenção à Mailing List, Site da APGo ou no Facebook as notícias sobre os futuros torneios nacionais. A participação em torneios tornam os jogadores mais fortes e mais experientes.

4º PassoAdquira o seu primeiro tabuleiro: não é fácil de arranjar um tabuleiro de Go em Portugal. Consulte a secção Adquirir equipamento e descubra a sua melhor opção.

5º PassoTenha lições e estude: Tente arranjar um professor ou um jogador mais forte que o possa ajudar. Arranje livros e estude novas técnicas. Resolva problemas de vida e morte e analise com atenção jogos de Profissionais.

6º PassoParticipe em torneios Internacionais: Para além de ser uma experiência incrível, conhecem-se jogadores de todos os países e com capacidades de jogar distíntas. A participação em torneios nacionais poderá ser o “passaporte” para a participação em Torneios Internacionais.

apgo@go-portugal.org – Contacte-nos em caso de dúvida. Encontramo-nos sempre disponíveis para o ajudar.